Loading...
escola@gremio.net (51) 3218-2048

A Escola

Escola de Futebol do Grêmio FBPA

A Escola de Futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, fundada em 06 de abril de 1969, é a primeira Escola de Futebol do Brasil, criada para abastecer, com atletas, o clube que a mantém, agregando este objetivo ao de formar cidadãos. A Escola aceita alunos na faixa etária dos 5 aos 15 anos, proporcionando-lhes educação esportiva, teoria e prática do esporte futebol, postura comportamental esportiva e cidadania.

A sede da Escola de Futebol do Grêmio está localizada em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no Centro de Treinamento Parque Cristal (CT Cristal), na Zona Sul da cidade, mas sua presença é global, na forma de quase cem (100) Escolas Conveniadas - num total aproximado de treze mil (13.000) alunos/atletas -, espalhadas pelo Rio Grande, pelo Brasil e pelo mundo.

  • Escola do Grêmio
  • Escola do Grêmio
  • Escola do Grêmio

História

Tudo começou numa tarde do ano de 1968, quando o Dr. Joubert Motta Pereira, então Diretor do Departamento de Atletismo do Grêmio, viu alguns meninos pequeninos e desorientados, correndo atrás de uma bola como se estivessem com a imaginação fixa de estarem jogando uma partida de futebol.

Ele sentiu que o prazer de jogar bola estava não só na mente, mas, também, no sangue dos garotos, desde pequenos. Sentiu, também, que o prazer de jogar futebol poderia alcançar aqueles com idade inferior a 12 ou 13 anos. Na época, essa era a idade limite para o início da prática esportiva de futebol de campo (categoria antigamente denominada "Mirins"), mas, para isto, seria necessária a formação de uma Escola de Futebol.

Lançada a ideia e colocada em prática, ao chamado responderam mais ou menos 50 meninos, porém nem todos eram gremistas, o que causou surpresas e desentendimentos. Torcedores mais fervorosos não entendiam como o Grêmio aceitava jovens com outra paixão clubística em seu meio. A tentativa ficou um pouco arranhada, pois os guris chegavam a discutir e brigar entre si, de um lado os gremistas, de outro os colorados, o que atrapalhou o pronto estabelecimento da nova ideia.

Entretanto a idéia de criar uma Escola de Futebol não saia da cabeça de Joubert. Seu sentimento foi robustecido, ainda mais, ao ler, em uma das revistas de maior circulação da época, uma reportagem sobre a ideia de criação de uma Escola de Futebol por parte do Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Aquilo foi definitivo e o plano de criar uma Escola de Futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, para meninos com a idade a partir dos sete (7) anos, era um objetivo a ser alcançado.

Foi assim que, em dezembro de 1968, Joubert Motta Pereira, então Vice-Presidente de Atletismo, convicto, levou a idéia ao recém empossado Presidente do Grêmio, Dr. Flávio Obino e ao Vice-Presidente de Futebol Amador, Sr. Felinto Araújo dos Santos. Com fortes argumentos de que o quadro social seria enriquecido pela presença das mães que, junto de seus maridos, viriam assistir os jogos de seus filhos e promissores atletas, e de que os recursos financeiros necessários para a manutenção da escola viriam dos próprios pais dos atletas. Joubert teve apoio confirmado!

Em março de 1969, o gremista pioneiro começou a colocar em prática sua idéia. Para tanto contou com o apoio dos jornalistas Jodoé Souza e Jesus Afonso que passaram a divulgar nos jornais da época, Folha Esportiva e Diário de Notícias, o surgimento da Escola de Futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, destinada aos filhos dos sócios e funcionários do clube. Também contou com o apoio da funcionária Ana Maria Barreto Costa Barrela, carinhosamente chamada de “Portuguesa”, que colocou todo seu empenho e desprendimento para dar informações aos interessados em fazer as inscrições.

Chegou-se a 196 inscrições, o que demonstrou o acerto de sua idéia e persistência. Isto obrigou o Patrono da Escola, Joubert Motta Pereira, a cercar-se de colaboradores para levar à frente seu projeto. Com o auxílio do técnico de futebol e funcionário do Grêmio, Júlio Arão Soares da Silva e de Nilson Pereira da Cunha, como Diretor da Escola, foi escolhido o dia 7 de abril de 1969, para início das atividades da Escola de Futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, data que, aliás, foi oficializada como a da sua fundação.

A idéia de formar uma Escola de Futebol, para meninos com idade a partir dos sete anos e fazer com que o campo “Carecão” - como era chamado o campinho que ficava atrás do estádio - ficasse lotado de atletas e pais, numa integração de muita participação e brilho da família gremista, foi exitosa. As coisas, porém, não iriam ficar por ali. O sucesso da Escola foi tão grande que no ano seguinte o número de inscrições chegou a 457, levando a Diretoria a criar um Círculo de Pais, Diretores e Técnicos (CPDT), agregando a participação dos pais e demais colaboradores à gestão, o que foi de fundamental importância para o sucesso do empreendimento.

A divulgação feita pelos jornais da época, abraçando a idéia, foi muito importante para a consolidação da Escola, que era notícia, também, por trazer no DNA o compromisso com a cidadania (conceito avançado para a época), exigindo matrícula escolar, na rede de ensino, à todos os candidatos a atletas e premiando os de melhor desempenho nos bancos escolares, com a distinção "Atleta Nota Dez", que existe até hoje.

Escola de Futebol do Grêmio FBPA

Formar atletas e cidadãos utilizando os ensinamentos de futebol como processo integrador da criança e adolescente.

Escola do Grêmio FBPA como referência nacional e internacional no segmento de Escola de Futebol de Formação.

  • Bom senso e atitude;
  • Atenção e respeito ao torcedor, responsáveis e alunos;
  • Valorização da história;
  • Atualização e inovação;
  • Ética e responsabilidade;
  • Espírito vencedor;
  • Honestidade;
  • Humanismo e responsabilidade social;
  • Competência gerencial e valorização dos funcionários;
  • Unidade e comprometimento;
  • Doação, amor e paixão pelo Grêmio FBPA;
  • Transparência;
  • Qualidade no serviço prestado.

Depoimentos

NOSSA ESTRUTURA

A Escola de Futebol do Grêmio FBPA está sediada no Centro de Treinamento Parque do Cristal, na Av. Diário de Notícias, 915 – Bairro Cristal, Porto Alegre/RS.

Como estrutura contamos com:

  • 6 Campos de Futebol
  • 8 Vestiários
  • Sala administrativa
  • Departamento Médico
  • Secretaria
  • Atividades Pedagógicas
  • Campeonato Interno
  • Seleções da Escola
  • Equipe

Galeria de Fotos


Confira as fotos da Escola de Futebol do Grêmio

NOSSOS PARCEIROS


Seja você também parceiro da Escola de Futebol do Grêmio

UNIMED
O MELHOR DE PORTO ALEGRE
CLARO
MULTISOM
gatorade
BLUE TREE
RUÁ Sistemas
LOJA ANIMAL
MARIMON ADVOGADOS
ALIMON CONSTRUTORA
GENTE BONITA
dresch
MELHOR PUBLI
Scroll to Top