escola@gremio.net (51) 3218-2048

Área de Iniciação

GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

É na Área de Iniciação onde acontece o primeiro contato dos alunos da Escola do Grêmio com o futebol. A rotina é determinada pelos treinamentos realizados durante a semana, que agregam o conteúdo do Guia Metodológico de Ensino, visando apresentar conceitos e ideias, que padronizem a forma de treinar e jogar.

Os treinamentos, voltados para às quatro dimensões do futebol de campo – aspectos físicos, táticos, técnicos e psicológicos, têm como objetivo a formação de futuros atletas e cidadãos.


GRUPO A1 – 5 e 6 anos

GRUPO A – 7 e 8 anos

GRUPO B – 9 anos

GRUPO C – 10 e 11 anos

GRUPO D – 12 e 13 anos

GRUPO E – 14 e 15 anos

GRUPOS FEMININOS: F (13 anos), G (15 anos) e H (17 anos)

GRUPO DE GOLEIROS - (Grupo A ao Grupo Feminino H)


SELEÇÃO

Na Seleção da Escola, os alunos e atletas de Escolas Conveniadas têm a oportunidade de representar a Escola de Futebol do Grêmio FBPA em campeonatos e amistosos. Os alunos que se destacam na Área de Iniciação integram as seleções sub-13 e sub-15, com intuito de aprimorar os fundamentos táticos e realizar um trabalho mais específico para, quem sabe, ingressar nas Categorias de Base do clube. A seleção ainda serve como motivação para os alunos.


CAMPEONATO INTERNO

O Campeonato Interno da Escola de Futebol do Grêmio, tem como objetivo principal, proporcionar momentos de ludicidade, alegria e satisfação, aos alunos dos Grupos da Área de Iniciação. O aprendizado e vivência do jogo, em situações de oposição ("competição"), servem para que o aluno observe valores sociais.



5 RAZÕES para ser aluno da Escola

Tudo começou numa tarde de 1968, quando o Dr. Joubert Motta Pereira, então Diretor do Departamento de Atletismo do Grêmio, viu alguns meninos pequeninos e desorientados, correndo atrás de uma bola como se estivessem com a imaginação fixa de estarem jogando uma partida de futebol.
Atende uma demanda de cerca de 1.200 alunos e um público de aproximadamente 3.000 pessoas que freqüentam o Centro de Treinamento do Cristal, local onde se congregam as atividades da Escola de Futebol, situado na Zona Sul de Porto Alegre.
São os treinamentos realizados durante a semana, que agregam o conteúdo do Guia Metodológico de Ensino.
Participação e inserção dos atletas nos jogos do Campeonato Interno, onde vivenciam: ambiente de vestiário, assinatura de súmula, arbitragem, espectadores, torcida, vitória, empate, derrota.
A estrutura de profissionais da Área Técnica da Escola contempla 01 Coordenador, 03 Supervisores, 03 Assistentes de Supervisão e 28 Monitores de Ensino, acadêmicos de Educação Física, que passam seu conhecimento teórico e prático, no intuito do desenvolvimento do aluno e cidadão, trabalhando os valores que o futebol proporciona e relacionando com o cotidiano das vidas das crianças e dos adolescentes.



Scroll to Top